Skip to main content

Sessão de Lançamento Climate Ambition Accelerator 2023

Teve lugar no dia 22 de fevereiro a sessão de lançamento do programa Climate Ambition Accelerator 2023.

A sessão contou com abertura de Mário Parra da Silva, Chair of the Board da UN Global Compact Network Portugal, que deu as boas-vindas aos participantes e salientou a importância de as organizações serem “construtoras de soluções” para um mundo melhor.

Anabela Vaz Ribeiro, Executive Director da UN Global Compact Network Portugal apresentou as motivações regulatórias por detrás do novo desafio de redução de emissões de GEE que se coloca às empresas – como o Acordo de Paris, a Lei Europeia do Clima. As obrigações de reporting que cada vez mais se colocam às empresas, nomeadamente através dos critérios ESG são também um dos atuais drivers, pois obrigam ao cálculo das emissões por parte das organizações.

Também a taxonomia europeia, associada ao investimento bancário juntamente com os critérios ESG, pede o cálculo das emissões.

O cálculo das emissões e o estabelecimento de metas de redução baseadas na ciência é, além de uma componente cada vez mais essencial na resposta a questionários e índices internacionais, também um fator de diferenciação para as empresas em termos globais.

Lucas Ribeiro, Global Lead do Climate Ambition Accelerator foi um dos convidados desta sessão de lançamento e apresentou este programa, os seus conteúdos e a forma como as aprendizagens são partilhadas simultaneamente de forma global e com contextualização nacional, por parte das Redes Locais UN global Compact. Lucas focou também a forma como o programa se adequa a empresas de diferentes setores, dimensões e que estão em diferentes pontos no que refere ao processo de cálculo de emissões e definição de metas de redução de emissões baseadas na ciência.

A próxima convidada foi Bárbara Henriques, que representou a empresa participante UN GCNP TMG Automotive, participante na 1ª edição do programa Climate Ambition Accelerator e que abordou o percurso de sustentabilidade desta empresa, em parceria com a UN Global Compact Network Portugal, assim como a experiência enquanto participante do programa. A TMG Automotive tornou-se recentemente a 1ª empresa do setor automóvel português a ver as suas metas aprovadas pela Science-Based Targets Initiative, e Bárbara Henriques partilhou também a importância de que se revestiu a participação no Climate Ambition Accelerator para o sucesso deste processo.

Assista à sessão de lançamento do programa Climate Ambition Accelerator: 

As inscrições para o programa Climate Ambition Accelerator estão abertas até ao dia 30 de abril. Saiba mais sobre este programa aqui.

Descarregue as apresentações aqui: 

Anabela Vaz Ribeiro - Accelerating and scaling global impact

Lucas Ribeiro - Climate Ambition Accelerator

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton