Skip to main content

ESG Week 2023 - Conferências Global Compact

A UN Global Compact Network Portugal é parceira estratégica da iniciativa ESG Week 2023, a segunda edição da iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial [APEE], que debate os grandes temas da Sustentabilidade, enquadrados nos domínios ESG - Environmental, Social, Governance.

Num encontro onde serão debatidos desafios atuais e temas como o ambicioso e abrangente pacote de medidas adotado pela Comissão Europeia, nomeadamente a Taxonomia Europeia e a Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD) , a UN Global Compact Network Portugal organiza duas conferências destinadas a abordar temas relevantes para as empresas participantes UN GCNP e o setor privado em geral.

Sessão V | 18 de abril | 11h30 – 13h00

Fórum para a Integridade 

Uma conferência conjunta com a APEE,  Fórum para a Integridade visa marcar o relançamento da Plataforma Portuguesa para a Integridade, constituída em 2019, à luz da nova Estratégia Nacional Anticorrupção. A PPI surge na sequência da Campanha Anticorrupção da UN Global Compact Network Portugal e da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que decorreu em Portugal entre setembro e dezembro de 2019, visando o desenvolvimento estratégico de projetos e iniciativas com impacte efetivo na sociedade. 

A PPI é constituída pelos signatários da Campanha Anticorrupção, com o objetivo de aprofundar as questões da Integridade, da Transparência, da Ética e da Governação.

A PPI toma em consideração os referenciais abaixo na promoção da integridade e na definição da estratégia:

A conferência contará com a participação de Joana Marques Vidal como Key Note Speaker e com António Pires da Graça, Presidente do Mecanismo Nacional Anticorrupção. 

Será também realizada uma cerimónia protocolar de renovação e adesão das empresas à PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade

Sessão XI | 20 de abril | 11h30 – 13h00 

ESG para PME's: Como começar?

Num contexto de crescente apropriação do conceito das finanças sustentáveis e do seu impacto para as empresas, o léxico ESG - Environmental, Social e Governance tem vindo a ganhar terreno e tornar-se incontornável no contexto das discussões sobre sustentabilidade. Ainda sem um referencial internacionalmente reconhecido que seja claro sobre o que as empresas devem reportar, muitas discussões, ferramentas e instrumentos têm sido desenvolvidos para medir o desempenho das empresas e estruturar a sua metodologia de relato. O World Economic Forum dispõe de uma metodologia, a ISO está a desenvolver uma framework, mas as empresas está já a ser confrontadas com a obrigatoriedade de apresentar dados ESG perante necessidades de financiamento. É algo labiríntico e que carece de estudo e uma abordagem mais clara.

Esta Conferência irá abordar estas questões e proporcionar às PME's uma orientação sobre como iniciar este percurso e partilhar as abordagens da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), do IAPMEI e do Turismo de Portugal, dando a conhecer instrumentos e ferramentas que possam utilizar

A conferência contará com a participação de representantes da APEE, IAPMEI e Turismo de Portugal, IP, que apresentarão as abordagens recomendadas e os instrumentos desenvolvidos para apoiar as PMEs. 

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton