ESG Week 2023 - Conferências Global Compact
A UN Global Compact Network Portugal é parceira estratégica da iniciativa ESG Week 2023, a segunda edição da iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial [APEE], que debate os grandes temas da Sustentabilidade, enquadrados nos domínios ESG - Environmental, Social, Governance.
Num encontro onde serão debatidos desafios atuais e temas como o ambicioso e abrangente pacote de medidas adotado pela Comissão Europeia, nomeadamente a Taxonomia Europeia e a Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD) , a UN Global Compact Network Portugal organiza duas conferências destinadas a abordar temas relevantes para as empresas participantes UN GCNP e o setor privado em geral.
Sessão V | 18 de abril | 11h30 – 13h00
Fórum para a Integridade
Uma conferência conjunta com a APEE, Fórum para a Integridade visa marcar o relançamento da Plataforma Portuguesa para a Integridade, constituída em 2019, à luz da nova Estratégia Nacional Anticorrupção. A PPI surge na sequência da Campanha Anticorrupção da UN Global Compact Network Portugal e da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que decorreu em Portugal entre setembro e dezembro de 2019, visando o desenvolvimento estratégico de projetos e iniciativas com impacte efetivo na sociedade.
A PPI é constituída pelos signatários da Campanha Anticorrupção, com o objetivo de aprofundar as questões da Integridade, da Transparência, da Ética e da Governação.
A PPI toma em consideração os referenciais abaixo na promoção da integridade e na definição da estratégia:
- Agenda 2030 das Nações Unidas, no seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17, Paz, Justiça e Instituições Eficazes;
- Call to Action Anticorrupção, UN Global Compact;
- Recomendação da OCDE Sobre Integridade Pública, adotada a 2 de maio de 2018 pelo Conselho de Prevenção da Corrupção;
- Diretiva da União Europeia sobre “whistleblowing”;
- ISO 37001 - Sistemas de Gestão Anticorrupção, entretanto transposta para o Sistema Português de Normalização;
A conferência contará com a participação de Joana Marques Vidal como Key Note Speaker e com António Pires da Graça, Presidente do Mecanismo Nacional Anticorrupção.
Será também realizada uma cerimónia protocolar de renovação e adesão das empresas à PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade.
Sessão XI | 20 de abril | 11h30 – 13h00
ESG para PME's: Como começar?
Num contexto de crescente apropriação do conceito das finanças sustentáveis e do seu impacto para as empresas, o léxico ESG - Environmental, Social e Governance tem vindo a ganhar terreno e tornar-se incontornável no contexto das discussões sobre sustentabilidade. Ainda sem um referencial internacionalmente reconhecido que seja claro sobre o que as empresas devem reportar, muitas discussões, ferramentas e instrumentos têm sido desenvolvidos para medir o desempenho das empresas e estruturar a sua metodologia de relato. O World Economic Forum dispõe de uma metodologia, a ISO está a desenvolver uma framework, mas as empresas está já a ser confrontadas com a obrigatoriedade de apresentar dados ESG perante necessidades de financiamento. É algo labiríntico e que carece de estudo e uma abordagem mais clara.
Esta Conferência irá abordar estas questões e proporcionar às PME's uma orientação sobre como iniciar este percurso e partilhar as abordagens da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), do IAPMEI e do Turismo de Portugal, dando a conhecer instrumentos e ferramentas que possam utilizar
A conferência contará com a participação de representantes da APEE, IAPMEI e Turismo de Portugal, IP, que apresentarão as abordagens recomendadas e os instrumentos desenvolvidos para apoiar as PMEs.