Skip to main content

Fórum para a Integridade

Decorreu no passado dia 18 de abril a sessão Fórum para a Integridade, integrada na iniciativa ESG Week 2023.

A iniciativa ESG Week debate os grandes temas da Sustentabilidade, enquadrados nos domínios ESG - Environmental, Social, Governance, e constituirá uma oportunidade para abordar a temática das estratégias e mecanismos para a prevenção da corrupção.

O Fórum para a Integridade contou com abertura de Mário Parra da Silva, Chair of the Board da UN Global Compact Network Portugal e Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que fez um enquadramento da importância da ética e da integridade para as organizações e do papel da PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade enquanto promotora destes valores.

A PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade surge na sequência da renovação da campanha anticorrupção do United Nations Global Compact, como um apelo do setor privado aos governos para que promovam medidas anticorrupção e implementem políticas que estabeleçam sistemas de boa governação, pilares fundamentais de uma economia global sustentável e inclusiva que foram posteriormente integrados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Joana Marques Vidal, Procuradora-Geral Adjunta Jubilada, deu seguimento à sessão abordando a aposta de Portugal na prevenção da corrupção na comunicação Estratégia Nacional Anticorrupção: uma aposta na Prevenção.

O próximo convidado, Dr. António Henriques Pires da Graça, Presidente do MENAC - Mecanismo Nacional Anticorrupção, deu o seu contributo para a sessão com uma exposição sobre A Aplicação do Regime Geral de Prevenção da Corrupção .


Joana Marques Vidal - Procuradora-Geral Adjunta Jubilada

António Henriques Pires da Graça - Presidente do MENAC (Mecanismo Nacional Anticorrupção)

Após as intervenções deu-se início à Cerimónia Protocolar de adesão à PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade.


José Furtado - Presidente do Grupo Águas de Portugal e Fátima Borges - Diretora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Luís Filipe Pratas Guerreiro - Presidente do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.

Yasmin Bhudarally – CEO da NEYA Hotels

José Maurício Costa - Corporate and PMO Diretor, Altice Portugal

Sofia Jorge - Diretora Executiva para a Sustentabilidade da Altri SGPS, S.A.
 

Foram várias as organizações signatárias que marcaram presença nesta Cerimónia e assinaram, ou renovaram, o seu Compromisso com a PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade, entre as quais:

 

Outras organizações que não estiveram presentes mas assinaram ou renovaram o Compromisso com a PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade incluem:

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton