Skip to main content

Sessão de Trabalho PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade

Read this article in english: PPI – Portuguese Platform for Integrity – Working Session

Decorreu na quarta-feira, 12 de Julho, a primeira reunião de plano de trabalhos para o último trimestre de 2023 da PPI – Plataforma Portuguesa para a Integridade. 

A PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade é uma iniciativa da United Nations Global Compact Network Portugal e da APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, lançada em 2019 na sequência da renovação da campanha anticorrupção do United Nations Global Compact, como um apelo do setor privado aos governos para que promovam medidas anticorrupção e implementem políticas que estabeleçam sistemas de boa governação.

Esta reunião serviu para retomar as atividades da Plataforma durante o ano 2023, e incluiu o acolhimento dos novos Signatários, a revisão do Modelo de Governação da PPI 2.0, e a constituição dos grupos de trabalho para o plano de trabalho dos próximos meses.

Mário Parra da Silva, Chair of the Board da UN Global Compact Network Portugal e Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, começou por fazer um enquadramento da importância da ética e da integridade para as organizações e do papel da PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade enquanto promotora destes valores

“A corrupção é mais um fenómeno que a sustentabilidade reconheceu como um gravíssimo problema, a quantidade de dinheiro que é perdido todos os anos por via de corrupção é gigantesco, e é acima de tudo uma grande frustração (...) Existem outras iniciativas em Portugal, como a Transparência Internacional, e associações que tratam da ética, por isso o movimento é largo, não estamos sozinhos... mas nesta Plataforma fazemos algo em que somos pioneiros: reunimos empresas através de uma declaração onde declaram que não vão pactuar com corrupção.”


Mário Parra da Silva - Chair of the Board UN Global Compact Network Portugal e Presidente da APEE


Anabela Vaz Ribeiro - Directora Executiva UN Global Compact Network Portugal

Mário Parra da Silva apresentou ainda o novo Modelo de Governação da PPI – Plataforma Portuguesa para a Integridade, seguindo-se Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva da UN Global Compact Network que mostrou o Plano de Atividades e os objetivos para o último trimestre de 2023.

Este terá como objetivo aumentar a literacia das empresas sobre o Regime Geral de Prevenção da Corrupção. Será feito através da realização de workshops sobre a Estratégia Nacional Anticorrupção 2020-2024 e o Regime Geral da Prevenção da Corrupção a realizar a Norte, Centro e Sul, e da publicação da coleção “Ética e Integridade” constituída por 3 guias: Guia para a elaboração de Plano de Prevenção da Corrupção; Guia para a conceção de Códigos de ética e de Conduta; Guia para a implementação do Canal de Denúncia.

 No final foi entregue o certificado de adesão aos representantes da ASCENDI e do IPL- Instituto Politécnico de Lisboa.


César Barros  - Gestor De Compliance da ASCENDI


Maria João Escudeiro – Vice Presidente do IPL

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton