Skip to main content

Financiamento Climático: Conselho Europeu aprova conclusões antes da COP 28

 

No passado dia 17 de outubro, de 2023, o Concelho Europeu aprovou conclusões sobre o financiamento climático que estabelecem o mandato geral para os negociadores da UE na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas e sublinham o seu forte empenho na obtenção de resultados neste domínio.

A União Europeia (UE) e os seus estados Estados-Membros são os maiores contribuidores para o financiamento público internacional para o combate às alterações climáticas e, desde 2013, mais do que duplicaram o seu financiamento para apoiar os países em desenvolvimento na mitigação das alterações climáticas.  

Apesar de o valor da contribuição da UE só ser revelado em meados de novembro, o Conselho sublinha que a UE e os seus Estados-Membros estão empenhados em alcançar o objetivo dos países desenvolvidos de mobilizar coletivamente 100 mil milhões de dólares por ano em financiamento climático até 2025.

Para cumprir as metas definidas e atingir a neutralidade carbónica até 2045, é necessário um investimento significativo nos setores público e privado.

No próximo dia 8 de novembro, a 18ª edição Semana da Responsabilidade Social abordará a temática do financiamento climático no painel “Financiar a transição energética para um novo modelo de desenvolvimento”, que contará com a presença de organizações do setor que irão responder a questões como: Qual o papel dos bancos e das instituições do sector financeiro face a esta necessidade? Quais os critérios ESG e a sua implementação na avaliação e colaboração entre o sector financeiro e os seus clientes empresariais? As instituições financeiras portuguesas estão preparadas para dar cumprimento aos objetivos nacionais e alinhas com o Acordo de Paris?

Saiba mais sobre a Semana da Responsabilidade Social aqui.

A participação é gratuita, mas sujeita a registo através deste link.

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton