Skip to main content

UN Global Compact Portugal participa na 18ª Edição da Semana da Responsabilidade Social

A 18.ª edição da Semana da Responsabilidade Social, decorre entre 6 e 9 de novembro no Hotel Mundial, em Lisboa, uma iniciativa da APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que conta com o apoio da United Nations Global Compact Network Portugal.

O tema central será a “Governação Organizacional Responsável”, fundamentado na importância da adoção de práticas e políticas que promovam a Transparência, a Ética, a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade.

O evento promove quatro dias de sessões temáticas de debate, coorganizadas por várias organizações, reunindo empresas, organismos públicos, universidades, parceiros sociais, economia social e sociedade civil.

Modelos de Governação e Políticas de Integridade e de Ética

No dia 8 de novembro, a partir das 9h30, a United Nations Global Compact Network Portugal organiza a Sessão V: "Modelos de Governação e Políticas de Integridade e de Ética", em parceria com a PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade e a APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade.

Speakers Confirmados: Mário Parra da Silva, Presidente UN Global Compact Network Portugal, Victoria Hurth, Convenor of ISO 37000, Eduardo Morgado, Presidente da CT 213 - Governação das Organizações, Associação Portuguesa para a Qualidade, Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva UN Global Compact Network Portugal.

Das 11h30 ás 13h00 decorrerá o Debate Multistakeholder: Ética Integridade nos Modelos de Governação. 

Speakers Confirmados: Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva UN Global Compact Network Portugal, Paulo Jorge Monteiro, Chairman of the Ethics and Compliance Commiting Auchan, Ana Dias, Diretora Segurança e Qualidade Grupo ProCME, Francisco Albino, Vice-Presidente Instituto Português de Auditoria Interna.

Pre-COP28: Accelerating Financing & Climate Solutions

Das 14h30 às 17h30, a United Nations Global Compact Network Portugal organiza a Sessão VI: "Pre-COP28: Accelerating Financing & Climate Solutions, que tem como propósito apresentar a perspetiva e debater o contributo de Portugal para esta missão, através de diferentes pontos de vista alinhados com os objetivos definidos pela Presidência da COP28.

Esta será sessão será dividida em 3 painéis, o primeiro com a temática “Política Energética e Climática, que debate a visão para a transição energética na Europa e em Portugal e a Lei de Bases do Clima, que definiram metas para a antecipação da neutralidade carbónica para 2045, e aborda questões como: Qual o papel do Conselho para a Ação Climática e como articulará o papel do setor privado no cumprimento do Plano Nacional de Energia e Clima?

Speakers confirmados: Elisabete Félix, Diretora do Departamento de Dinamização Empresarial da Direção de Apoio ao Investimento, Turismo de Portugal, Raquel Policarpo, Senior Manager Lead Programs UN Global Compact Network Portugal.

O segundo painel designado “Financiar a transição para um novo modelo de desenvolvimento” que aborda os investimentos necessários nos setores públicos e privados para cumprir as metas definidas e atingir a neutralidade carbónica até 2045, nomeadamente o plano de investimento do Pacto Ecológico Europeu, e o mecanismo para uma transição justa europeus. Qual o papel dos bancos e das instituições do sector financeiro face a esta necessidade? Os critérios ESG e a sua implementação na avaliação e colaboração entre o sector financeiro e os seus clientes empresariais. 

Speakers Confirmados: Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva UN Global Compact Network Portugal, Filipa Saldanha, Diretora de Sustentabilidade do Crédito Agrícola, Cristina Casalinho, Diretora Executiva de Sustentabilidade do Banco BPI, Paula Viegas, Chief Sustainability Officer, Banco Montepio, João Tomaz, Responsável pela Área Prudencial, Mercados e Sustentabilidade, Associação Portuguesa de Bancos.

O terceiro e último painel designado “Descarbonização & Coesão Social: o único caminho irá abordar a transformação do modelo de desenvolvimento empresarial através da integração da sustentabilidade, um fator crucial para a descarbonização da economia. Que novas estratégias, produtos e áreas de negócio são consideradas as melhores práticas para a redução de emissões de GEE e de que forma estão a ser adotadas pelas empresas portuguesas? Qual o potencial dos processos de envolvimento e diligência devida com as cadeias de valor, quando mais de 90% das emissões de gases com efeito de estufa resultam das mesmas? Como fazer essa transição sem ultrapassar os direitos humanos fundamentais? 

Speakers Confirmados: Beatriz Varela Pinto, Gestora na Área de Alterações Climáticas e Sustentabilidade EY, Susana Parreira, Assessora na Divisão de Logística da Direção de Negócio Portuário de Logística da Administração Porto de Lisboa, Cátia Henriques, Head of External Affairs and Incestives Galp Energias, Nuno Lima, Diretor de Sustentabilidade da TMG Automotive.

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton