Skip to main content

Conferência UN Global Compact Network Portugal na SRS 2023

Decorreu no passado dia 8 de novembro a sessão “Modelos de Governação e Políticas de Integridade e Ética, uma co-organização da PPI – Plataforma Portuguesa para a Integridade, UN Global Compact Network Portugal e APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade que integrou a 18ª edição da Semana da Responsabilidade Social, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que conta com a UN Global Compact Network Portugal como Partner.

A abertura desta sessão contou com as boas-vindas de Mário Parra da Silva, Presidente da United Nations Global Compact Network Portugal,

 Se seguida tomou a palavra Victoria Hurth, Fellow do Cambridge Institute For Sustainability, que abordou o tema “Purpose Driven Organizations: The way to address good governance, integrity and sustainability”.

Seguiu-se Eduardo Morgado, Vice-Presidente da APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, que abordou a temática Governação e Sustentabilidade.

A encerrar o primeiro Painel, Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva da UN Global Compact Network Portugal, apresentou a PPI – Plataforma Portuguesa para a Integridade e o trabalho que tem desenvolvido no âmbito da criação de ferramentas de apoio à implementação da nova Estratégia Nacional Anticorrupção por parte das empresas portuguesas.

 

A segunda parte desta sessão iniciou-se com o Debate Multistakeholder: “Ética e Integridade nos Modelos de Governação”, com a moderação de Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva da UN Global Compact, e que contou com a participação de Ana Dias, Diretora de Capital Humano e Sustentabilidade do Grupo ProCME, Francisco Melo Albino, Vice-Presidente do Instituto Português de Auditoria Interna e Paulo Jorge Monteiro, Partner e Chairman of the Ethics and Compliance Commitee da Auchan Retail Portugal.

No início da tarde, a SRS2023 retomou com a sessão: “Pre-COP28 - Accelerating Financing & Climate Solutions”, com um fireside chat sobre a Política Climática e o Setor do Turismo, com Elisabete Félix, Diretora do Departamento de Dinamização Empresarial do Turismo de Portugal e moderado por Raquel Policarpo, Senior Manager e Lead Programs da UN Global Compact Network Portugal. Durante esta conversa foi abordado o trabalho realizado pelo Turismo de Portugal no sentido de apoiar as empresas do sector do turismo a corresponderem às exigências da política climática europeia e nacional, nomeadamente através da disponibilização de ferramentas orientadas para a recolha de dados e o reporte anual em Sustentabilidade.

Seguiu-se uma intervenção “Política Energética e Climática”, e com a intervenção de Manuel de Andrade Neves, co-coordenador da área de Direito Público & Ambiente da Abreu Advogados, que partilhou uma análise do alinhamento da ação e da Política Energética e Climática Portuguesa com o contexto europeu.

 Deu-se posteriormente início ao painel “Financiar a transição energética para um novo modelo de desenvolvimento” moderado por Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva da UN Global Compact Network Portugal, e que contou com a participação de Paula Viegas, Chief Sustainability Officer do Banco Montepio, Cristina Casalinho, Diretora Executiva Responsável pela área de Sustentabilidade do Banco BPI, Filipa Saldanha, Diretora de Sustentabilidade do Crédito Agrícola e João Tomaz, Responsável pela Área Prudencial, Mercados e Sustentabilidade da Associação Portuguesa de Bancos. Este debate focou o trabalho que as instituições financeiras estão a desenvolver no sentido de se adaptarem e corresponderem às novas exigências regulatórias, mas também de integrarem requisitos sociais e ambientais nos seus produtos e operações, como forma de aumentar o impacto no cumprimento da Agenda 2030.

O dia terminou com o painel “Descarbonização & Coesão Social: O único caminho”, moderado por Beatriz Varela Pinto, Gestora na área de Alterações Climática e Sustentabilidade da EY, e que teve a participação de José Martins Soares, Presidente da AdP – Energias, Susana Parreira, da Divisão de Logística da Direção de Negócio Portuário e Logística da Administração do Porto de Lisboa e Nuno Lima, Diretor de Sustentabilidade da TMG Automotive. Os membros do painel abordaram as diferentes formas e estratégias utilizadas para a descarbonização nas suas organizações, a integração de considerações sociais nas ações implementadas e os desafios com que se deparam.

 Assista aos painéis que integraram as Sesssões V e VI da 18ª Semana da Responsabilidade Social aqui.

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton