UN Global Compact Network Portugal na COP28
A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas é um evento anual que reúne líderes mundiais para trabalhar em conjunto em soluções para combater as alterações climáticas.
A Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC) constitui a reunião formal das partes na UNFCCC (Conference of the Parties, COP) para negociar e chegar a acordo sobre as medidas a tomar para combater as alterações climáticas, limitar as emissões de gases com efeitos de estufa e travar o aquecimento global. Atualmente, existem 198 Partes (197 países, e a União Europeia) na Convenção, o que constitui uma adesão quase universal.
A Conferências das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas é o mais alto órgão mundial de tomada de decisões sobre questões climáticas e uma das maiores reuniões internacionais do mundo.
Nas três décadas que se seguiram à Cimeira do Rio e ao lançamento da UNFCCC, a Conferência das Partes na Convenção (COP) reuniu todos os anos os países membros para determinar a ambição e as responsabilidades e identificar e avaliar as medidas climáticas. A 21.ª sessão da COP (COP21) conduziu ao Acordo de Paris, que mobilizou a ação coletiva mundial para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais até 2100 e para agir no sentido de se adaptar aos efeitos já existentes das alterações climáticas.
A 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas terá como anfitrião os Emirados Árabes Unidos. A COP28 dos Emirados Árabes Unidos proporcionará uma oportunidade única para o mundo se unir, corrigir o rumo e impulsionar o progresso para manter o objetivo 1,5ºC ao nosso alcance - para que possamos cumprir os objetivos e ambições do Acordo de Paris.
A COP28 dos Emirados Árabes Unidos será um momento de transformação para que o mundo se una em torno de uma ação climática tangível e apresente soluções realistas. Para o conseguir, é necessária a colaboração da sociedade civil, dos governos, das indústrias e dos sectores.
UN Global Compact Network Portugal na COP28
A meio caminho da Agenda 2030, os esforços globais para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C estão comprometidos, e longe de corresponderem ao nível de ação necessário.
Para proteger as pessoas, as empresas e o planeta do impacto da crise climática, é necessária uma ação decisiva de várias partes interessadas, em conformidade com a Agenda de Aceleração do Secretário-Geral das Nações Unidas.
À medida que os governos e os intervenientes não governamentais convergem na COP28, o sector privado desempenha um papel crucial na redução das emissões, na aceleração de uma transição justa para uma economia verde e no investimento na adaptação e resiliência para um planeta habitável.
A comunidade UN Global Compact de líderes empresariais estará representada na COP28 para tomar medidas na luta contra as alterações climáticas.
A UN Global Compact Network Portugal está presente no Pavilhão de Portugal ao longo do dia 4 de dezembro, dedicado aos temas Finance, Trade, Gender Equality e Accountability com o programa Sustainable Finance & ESG Performance:
9h - 10h - Is the world of Finance green enough?
Banco Montepio
Green Instruments for a Green World
Crédito Agrícola
Fidelidade
ESG Roadmap: Accelerating the pace on gender equality
Banco Montepio
11h - 12h - ESG Roadmap: Turning the heat on sustainable supply chains
Grupo BEL
REN – Redes Energéticas Nacionais
Technology for Transition: Mitigation, Adaptation & Resilience
Bentley Systems
14h - 15h - The impact of Public policies on ESG performance: a tale of two countries
UN Global Compact Network Portugal
UN Global Compact Network Norway
Sustainability risk Exposure
Banco Montepio
Junte-se a nós no dia 4 de dezembro no stand UN Global Compact Network Portugal e oiça os testemunhos das empresas UN GCNP que participam neste evento mundial sobre a ação em prol da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Conheça os eventos UN Global Compact a decorrer no UN Global Compact Hub e nos diversos pavilhões nacionais da COP28 aqui.