Skip to main content

UN Global Compact lança iniciativa Forward Faster

 

A UN Global Compact lançou a iniciativa Forward Faster, uma plataforma global para promover uma ação ambiciosa e acelerar o progresso do sector privado em uma ou mais áreas de ação chave: Igualdade de Género, Salário Digno, Ação Climática, Resiliência Hídrica e Financiamento e Investimento alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, alinhando as suas operações com os Dez Princípios, e avaliando assim o seu impacto sobre os Direitos Humanos, Práticas laborais, Ambiente e na luta contra a Corrupção.

Centrada especificamente em cinco áreas críticas em que o sector privado está mais bem posicionado para fazer avançar a Agenda 2030, esta plataforma visa aumentar a transparência e a responsabilidade, ajudando as empresas a desenvolver e atingir metas mais credíveis e mensuráveis que vão servir como alavancas críticas para acelerar o progresso em todos os 17 ODS. 

 O último relatório de progresso dos ODS mostra que apenas 15% (ODS) estão no bom caminho - e cerca de 37% não registaram qualquer movimento ou regrediram abaixo da linha de base de 2015. É urgente acelerar o progresso coletivo e inspirar as empresas para esta mudança. 

Por essa razão, a UN Global Compact Network Portugal juntou-se a Redes Locais de todo o mundo para desafiar o sector privado a passar das palavras à ação, através da iniciativa Forward Faster, oferecendo assim o acesso a uma abordagem baseada em princípios que impulsiona o impacto e defende políticas que desbloqueiam novas oportunidades, constroem resiliência e asseguram a prosperidade a longo prazo para os negócios, as pessoas e o planeta.

 Porquê estes cinco domínios?

Igualdade de Género: Ao ritmo atual, serão necessários mais de 160 anos para alcançar a Igualdade de Género em termos de capacitação e participação económica das mulheres.

No âmbito da Forward Faster empresas podem comprometer-se com:

  • Salário igual para trabalho de igual valor até 2030
  • Igualdade de representação, participação e liderança em todos os níveis de gestão até 2030.

Salário Digno: Estima-se que mais de mil milhões de trabalhadores em todo o mundo, ou seja, 1/3 de todos os trabalhadores, ganhem menos do que o necessário para ter um nível de vida decente.

Através da Forward Faster, as empresas podem comprometer-se com:

  • 100% dos colaboradores de toda a organização recebem um salário digno até 2030
  • Estabelecer um plano de ação conjunto com empresas subcontratadas, parceiros da cadeia de fornecimento e outras partes interessadas para trabalhar no sentido de alcançar salários e/ou rendimentos dignos com marcos mensuráveis prazos definidos.

Ação Climática: A luta contra as alterações climáticas é uma condição prévia fundamental para a realização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Para limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, temos de reduzir as emissões para metade até 2030.

As empresas participantes Forward Faster podem comprometer-se com:

  • Estabelecer objetivos empresariais de redução para emissões líquidas nulas baseados na ciência, com o objetivo de reduzir para metade as emissões globais até 2030
  • Atingir emissões líquidas nulas até 2050, o mais tardar, e contribuir para uma transição justa, tomando medidas concretas que abordem os impactos sociais das medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas, em parceria com intervenientes como trabalhadores, sindicatos, comunidades e fornecedores.

Resiliência Hídrica: Atualmente, mais de 2 mil milhões de pessoas não têm água potável. A crise mundial da água é um dos desafios mais urgentes do século XXI, e os sistemas hídricos resilientes são fundamentais para os ODS - incluindo o apoio à segurança alimentar, à saúde humana, à biodiversidade, à igualdade de género e a outras prioridades.

No âmbito da Forward Faster empresas podem comprometer-se com:

  • Desenvolver a resiliência hídrica em todas as operações globais e cadeias de abastecimento e juntar-se ao esforços para alcançar um impacto positivo coletivo na água em pelo menos 100 bacias prioritárias com stress hídrico até 2030.

Finanças e Investimento: O mundo terá de gastar entre 3 e 5 biliões de dólares por ano para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. A transferência de capital empresarial para estes objetivos será fundamental para colmatar as lacunas de financiamento existentes.

Através da Forward Faster, as empresas podem comprometer-se com:

  • Na medida do possível, alinhar o investimento empresarial com políticas e estratégias relacionadas com os ODS e estabelecer objetivos, monitorizar e reportar o montante e a proporção desses investimentos nos ODS.
  • Estabelecer uma estratégia de financiamento empresarial que esteja ligada ao investimentos e ao desempenho nos ODS, e comunicar o montante e a proporção desse financiamento ligado aos ODS.

 A maioria das empresas reconhece a importância de alinhar suas operações com os ODS para garantir a viabilidade de seus negócios a longo prazo, no entanto, demasiadas empresas estão a assumir compromissos de sustentabilidade sem terem uma plataforma onde comunicar esses objetivos, de forma a aumentar a transparência e a responsabilização pelo seu cumprimento.

A iniciativa Forward Faster terá como objetivo mobilizar metas mais credíveis e mensuráveis por parte das empresas, que serão comunicadas anualmente para aumentar a transparência.

 Saiba mais e avance #ForwardFaster em direção a 2030

 

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton